Neste sábado (29), quatro seleções entraram em campo pelo Dia 10 Copa América, em jogos válidos pela última rodada da fase de grupos. O primeiro jogo do dia foi entre Argentina e Peru, válido pelo Grupo A, que terminou com vitória argentina por 2 x 0, mesmo sem Lionel Messi. Já o segundo jogo, também pelo Grupo A da Copa América, foi entre Canadá e Chile, que terminou empatado em 0 x 0.
Confira em detalhes como foram os jogos do Dia 10 da Copa América 2024:
Argentina 2 x 0 Peru
Primeiro tempo
Como era esperado, a Argentina entrou em campo como a grande favorita a vencer a partida contra o Peru. Os atuais campeões da Copa do Mundo são também os grandes favoritos a conquistarem o título da Copa América, junto de Brasil e Uruguai.
O primeiro tempo de Argentina e Peru foi marcado pelos ataques da Seleção Argentina, que não conseguiu furar a defesa peruana. Com grandes chances construídas pelas laterais, principalmente pela ponta-direita com Di Maria, os argentinos pressionaram os peruanos durante toda a primeira etapa. Porém, o jogo não saiu do 0 x 0.
- Leia também: Quem é o maior campeão da Copa América?;
Apesar do favoritismo, pode-se dizer que a maior chance clara do jogo aconteceu apenas aos 25 minutos. Em cobrança de falta próxima a entrada da grande área, Leandro Paredes acertou um chute no ângulo de Pedro Gallese, que interveio com grande defesa em dois tempos.
Fim do primeiro tempo, Argentina 0 x 0 Peru.
Segundo tempo
Após uma primeira etapa sem gols, a Argentina voltou para o segundo tempo pressionando ainda mais os peruanos. Não é à toa que o primeiro gol aconteceu com menos de 1 minuto e meio de bola rolando. Após receber lindo passe de Di Maria na entrada da grande área, Lautaro Martínez antecipou a defesa e acertou uma linda cavadinha, encobrindo Pedro Gallese.
Minutos após abrir o placar, a Argentina teve outra chance de balançar as redes peruanas, dessa vez em uma cobrança de pênalti. Em lance na grande área, Montiel cruzou a bola em direção ao centro e ela tocou no braço de Jesús Molina, que estava ampliando o espaço corporal. Na cobrança de pênalti, Leandro Paredes acertou a trave.
A Argentina continuou pressionando o Peru nos minutos seguintes, que teve o goleiro Pedro Gallese impedindo uma goleada. Aos 85 minutos, a pressão finalmente fez efeito e Lautaro Martínez brilhou novamente. O atacante venceu a disputa com o defensor, driblou e acertou outra linda cavadinha para cima do goleiro, encobrindo-o e marcando o 2º gol da Argentina.
Com o placar já definido, foi a vez da Seleção Peruana levar perigo ao gol de Emiliano Martínez. Aos 88 minutos, após receber um cruzamento pela direita, Franco Zanelatto acertou uma cabeçada na trave. A bola percorreu a linha do gol e saiu pela linha de fundo.
Fim de jogo, Argentina 2 x 0 Peru.
Canadá 0 x 0 Chile
Primeiro tempo
Após um grande jogo entre Argentina e Peru, o Dia 10 Copa América 2024 ainda foi marcado pelo empate sem gols entre Canadá e Chile. O jogo entre essas seleções era importantíssimo para a definição do Grupo A, porque o resultado determinaria quem se classificaria para as oitavas de final em 2º lugar no grupo.
O primeiro tempo de Canadá e Chile começou com uma grande polêmica. Em um lance de escanteio para os canadenses, Moïse Bombito acertou uma cotovelada no rosto de Echeverría, antes mesmo da bola estar em jogo. Mesmo com o VAR, o lance passou batido e nada foi marcado.
Após essa polêmica, pode-se dizer que o primeiro tempo foi bem equilibrado, com ambas as equipes chegando ao gol adversário. Aos 27 minutos, Gabriel Suazo recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, desfalcando o Chile pelo restante da partida. Mesmo com um a menos, os chilenos tiveram boas chances, principalmente com o atacante Víctor Dávila, que tentou de tudo para abrir o placar.
A chance de maior perigo no primeiro tempo aconteceu aos 41 minutos. Após cruzamento de Jonathan David pela direita, Gabriel Arias mergulhou para afastar a bola da grande área com um soco. No rebote, o goleiro chileno fez grande defesa em lance cara a cara com Stephen Eustáquio.
Fim do primeiro tempo, Canadá 0 x 0 Chile.
Segundo tempo
Com esse empate de 0 x 0, o Canadá garantia a segunda posição no grupo e, consequentemente, a vaga nas oitavas de final da Copa América. Por isso, o Chile precisou sair mais para o jogo. Porém, ao contrário do primeiro tempo, a Seleção Chilena não conseguiu pressionar tanto os canadenses.
Com mais de 30 minutos de bola rolando, pode-se dizer que a chance de maior perigo do segundo tempo aconteceu apenas aos 82 minutos, e em lance favorável ao Canadá. Após a bola sobrar na grande área, Tajon Buchanan finalizou cruzado contra o gol de Gabriel Arias, que interveio com grande defesa.
O jogo se encaminhava para o final quando uma seleção finalmente conseguiu abrir o placar. Já nos acréscimos, aos 91 minutos, Tani Oluwaseyi recebeu um cruzamento pela direita na grande área e acertou o gol chileno. Porém, para a infelicidade dos canadenses, o atacante estava em posição de impedimento.
Fim de jogo, Canadá 0 x 0 Chile.
Próximos compromissos
O Dia 10 Copa América marcou o fim da fase de grupos para as seleções do Grupo A. Enquanto Chile e Peru foram eliminados da competição, Argentina e Canadá garantiram vaga nas oitavas de final. O próximo jogo dos argentinos será na próxima quinta-feira (04), contra o 2º colocado do Grupo B. Já o próximo jogo dos canadenses acontece no dia seguinte, sexta-feira (05), contra o 1º colocado do Grupo B.