Em um jogo emocionante realizado no Olympiastadion Berlin, Holanda e Turquia duelaram pelas quartas de final da Eurocopa. A Holanda fez o seu melhor jogo contra a Romênia nas oitavas e chegou como favorita, enquanto a Turquia bateu a Áustria em um jogaço debaixo de chuva e tinha como força o jogo aéreo. O jogo foi animado e terminou com vitória dos holandeses por 2×1, os gols foram marcados por Akaydin pelo lado da Turquia e De vrij e Gol contra de Muldur fizeram os gols pelo lado da Holanda.
- Siga o Na Beira do Campo no Instagram e Twitter.
- Leia também: Todos os campeões da Eurocopa
Primeiro Tempo
O jogo começou acelerado, a Holanda tinha a bola e quando perdia já tentava recuperar no mesmo instante com uma marcação agressiva, já a Turquia apostava nos contra ataques e jogadas de bola parada. Logo no primeiro minuto, Depay recebe a bola, passa no meio de 2 zagueiros turcos e chuta isolando a bola por cima do gol. Aos 6 minutos, Gakpo chutou na entrada da área, mas apenas assustou o goleiro turco que viu a bola sair pela linha de fundo.
Aos 10 minutos, Ozcan encheu o pé de longe, mas chutou para fora. A Turquia, após os quinze primeiros minutos, também ficava com a bola e tocava ela na tentativa de criar jogadas, foi assim que aos 28 minutos, Çalhanoglu cruzou na área para Bardakci chegar chutando com o peito do pé e mandar por cima do gol. Com 33 no relógio, Yildiz chutou para fora assustando o goleiro holandês.
Aos 35 minutos, a Turquia arranjou um escanteio com Yilmaz e Arda Guler foi para cobrança. Na cobrança, a zaga rebateu, a bola voltou para o garoto que cruzou no segundo poste para Akaydin chegar cabeceando, surpreender a zaga holandesa e abrir o placar em Berlin. Turquia 1×0.
Após o gol, a Holanda não conseguiu passar do muro branco que se instalou em sua frente e saiu frustada no primeiro tempo, já a Turquia fazia seu jogo e mais uma vez nessa Euro, em jogada de bola para abriu o marcador.
Como funciona o chaveamento da Eurocopa 2024? Entenda o mata-mata do torneio.
Segundo tempo
Pro segundo tempo, a Holanda mexeu no time com a entrada de Weghorst e a mudança no posicionamento de Depay, algo que fez total diferença pra seleção laranja que começou a encontrar espaços e ser perigosa. Com 5 minutos, cruzamento de Aké para Weghorst cabecear pro centro da área, ninguém da Holanda apareceu para completar e a bola passou por todo mundo.
Aos 10 minutos, Arda Guler mandou a bola na trave em cobrança de falta e assustou a Holanda. Aos 19 minutos em nova jogada de bola parada, a bola sobrou para Yildiz que chegou batendo de primeiro para ótima defesa de Verbruggen e no rebote Weghorst mandou para escanteio. Aos 24 minutos, cruzamento de Gakpo para Weghorst livre que não pega em cheio e facilita para Gunok mandar para escanteio.
No escanteio, Depay tabela com Xavi Simons e cruza em direção a De Vrij que subiu sem marcação e cabeceou para o fundo da rede para empatar o jogo e dá esperanças a seleção laranja. Depois do gol, a Holanda começou a pressionar a Turquia de forma agressiva para recuperar a bola com facilidade. Aos 30 minutos, Dumfries recebe a bola aberto pela direita da grande área e cruza rasteiro em direção a Gakpo, mas antes chegou Muldur que tocou contra seu próprio gol e com isso, a Holanda virou o jogo.
Os turcos foram para cima, precisavam do resultado e tiveram chances para empatar. Aos 39 minutos Akturkoglu chegou cruzando forte e rasteiro em direção á área, Verbruggen saiu e desviou a bola, só que ela caiu nos pés do Kiliçsoy que chutou com o gol livre em cima de Van de Ven desperdiçando uma ótima chance. Aos 46 minutos, a última chance turca com o zagueiro Bardakci cruzando para mais uma vez Kiliçsoy chegar desviando para uma defesa espetacular de Verbruggen salvando a Holanda.
Melhor da partida
A seleção da Turquia fez uma grande partida defensiva, mas não foi o suficiente dessa vez. Pelo lados dos holandeses 2 jogadores se destacaram, além da ótima defesa com Van Dijk e De Vrij, Gakpo e Depay foram fundamentais para a melhora da seleção Holandesa na partida e para a virada com assistência e lances de perigo. Por toda a Euro que vem fazendo e mais uma vez hoje, no segundo tempo pelo lado esquerdo do ataque holandês, Cody Gakpo foi o destaque e melhor jogador da partida.
Eurocopa 2024: jogos, datas e tudo o que você precisa saber!
Próximos compromissos de Holanda e Turquia
Classificada, a Holanda enfrenta a Inglaterra que eliminou a Suíça. A partida das semifinais vai acontecer em Dortmund, no estádio do Borussia, na quarta-feira (10). A Turquia só volta a jogar em setembro, em uma sexta-feira(6), pela UEFA Nations League B, contra País de Gales, fora de casa, na abertura do grupo D.