A seleção brasileira retomou o caminho das vitórias nas Eliminatórias da Copa do Mundo contra o Equador. Graças ao gol de Rodrygo, ainda no primeiro tempo, a equipe comandada por Dorival Júnior encerrou uma sequência de três jogos sem vencer nas Eliminatórias. Apesar da vitória, mais uma vez, a performance ficou aquém do esperado, tal como aconteceu ao longo da campanha brasileira na Copa América, e alguns questionamentos permanecem sendo feitos em relação ao quê será possível alcançar com o trabalho de Dorival.
Para a sorte do treinador e da equipe, eles tem uma nova chance para tentar provar que estão no caminho certo nesta terça-feira (10). O duelo Paraguai x Brasil, válido pela 8ª rodada das Eliminatórias, será disputado no Defensores del Chaco, na capital paraguaia, às 21h30 (horário de Brasília).
Com a vitória sobre o Equador, os brasileiros subiram para a quarta colocação e podem terminar na posição acima em caso de vitória e tropeço da Colômbia contra a Argentina. Já o Paraguai soma seis pontos e ocupa a sétima colocação no momento, podendo subir o elevador em caso de vitória contra os brasileiros em casa e de tropeços de Equador e Venezuela na rodada.
Paraguai
O Paraguai tem apenas uma vitória e um gol marcado na campanha das Eliminatórias e o momento não traz perspectivas melhores: com o empate com o Uruguai, a seleção comandada por Gustavo Alfaro chegou ao terceiro jogo sem vencer na competição. Ainda assim, os paraguaios se mantém na 7ª colocação e com chances de terminar mais acima em caso de vitória no Paraguai x Brasil e dependendo de outros resultados na rodada.
Para enfrentar a seleção brasileira, Alfaro será obrigado a fazer mudanças por conta de suspensão e lesão. Gustavo Gómez, do Palmeiras, tomou o segundo amarelo diante do Uruguai e terá que cumprir suspensão contra o Brasil. Já o volante Andrés Cubas saiu lesionado na última partida e não deve ficar à disposição para o jogo desta terça-feira.
Provável escalação: Gatito Fernández; Velázquez, Balbuena, Alderete e Junior Alonso; Villasanti, Bobadilla, Diego Gómez e Almiron; Julio Enciso e Isidro Pitta.
Brasil
A seleção brasileira voltou a vencer nas Eliminatórias da Copa após uma sequência negativa, com derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina. Ainda assim, a vitória por 1 a 0 sobre o Equador não mudou muito o panorama das críticas por conta do desempenho ruim do time sob o comando de Dorival. Os três pontos conquistados em Curitiba fizeram o Brasil subir para 4ª posição, ficando um pouco mais confortáveis nas Eliminatórias.
Para além do momento delicado, a seleção ainda precisa lidar com algumas lesões importantes. Antes do primeiro duelo, o treinador perdeu o zagueiro Éder Militão e o atacante Pedro, ambos lesionados em treinos. Fabrício Bruno, do Flamengo, e João Pedro, do Brighton, foram convocados para substituir a dupla no Paraguai x Brasil.
Provável escalação: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Wendell; Bruno Guimarães, André e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Rodrygo e Vini Jr.
Retrospecto Paraguai x Brasil
O retrospecto do confronto entre os sul-americanos é amplamente favorável aos brasileiros, que tem 50 vitórias contra apenas 11 da seleção paraguaia. Além disso, 22 partidas entre as seleções terminaram empatadas.
O último Paraguai x Brasil aconteceu há pouco tempo, no último dia 28 de junho, pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa América. Com gols de Vini Júnior (2), Savinho e Paquetá, o Brasil venceu os paraguaios por 4 a 1 no duelo disputado no Allegiant Stadium. Alderete marcou o gol do Paraguai na partida.
Onde assistir Paraguai x Brasil?
A partida Paraguai x Brasil pelas Eliminatórias será transmitida na TV aberta pela Rede Globo, na TV fechada pelo Sportv e no streaming Globoplay.
Ficha técnica
- Jogo: Paraguai x Brasil
- Competição: Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA da América do Sul – 8ª rodada
- Estádio: Defensores del Chaco – Assunção, Paraguai
- Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Arbitragem Paraguai x Brasil
- Árbitro: Andrés Matonte (URU)
- Assistente 1: Nicolás Tarán (URU)
- Assistente 2: Andrés Nievas (URU)
- VAR: Alberto Feres (URU)