Um dos melhores jogadores no início de Hansi Flick no comando do Barcelona, o atacante brasileiro Raphinha esteve próximo de deixar o clube, fato que só não ocorreu pois o jogador se opôs a uma mudança para o Al-Hilal da Arábia Saudita, clube de Neymar Jr. O jogador faz uma temporada até aqui com três gols e três assistências nas quatro partidas de La Liga até aqui.
O jogador que está indo para seu terceiro ano no clube só seguiu na Espanha por conta de suas próprias decisões. Nesta janela de transfêrencias o Al-Hilal chegou forte para tentar fechar com o brasileiro, clube de Neymar e Jorge Jesus ofereceu, contando com as variavéis, 100 milhões de euros (621.3 milhões de reais) um valor bem mais acima do que os 58 milhões de euros (360 milhões de reais) ao Leeds da Inglaterra .
O valor elevado era algo que faria bem as contas do Barcelona, já que o clube necessitava de uma grande venda para voltar a contratar novos jogadores no mercado. O jogador iria aceitar uma proposta de 4 temporadas no futebol arábe, mas o jogador preferiu recusar a investida saudita.
Antes de ir até a Copa América dos Estados Unidos, o jogador já havia comunicado a Deco que não iria aceitar nenhuma proposta para deixar o Barcelona. E já nessa janela, o jogador teria recusado propostas de Newcastle e Arsenal para voltar a Inglaterra.
As boas atuações no início da temporada e o fato de ter sido nomeado como o quarto capitão pelos seus companheiros de equipe mostram que o jogador pode ter tomado a decisão certa sobre a continuidade da sua carreira na europa e no Barcelona especificamente.