Neste sábado (02), às 18:00, o Campeonato Carioca 2022 terá um campeão definido. Fluminense e Flamengo duelarão pelo segundo jogo da final do estadual do Rio de Janeiro. O Maracanã será o palco dessa decisão e terá casa cheia, sabendo que todos os ingressos da partida estão esgotados. Aliás, é importante ressaltar que caso o Flamengo iguale o placar do jogo da ida, o jogo irá para a disputa de pênaltis.
Se vencer, o Fluminense garantirá seu primeiro título de estadual após 10 anos, quando derrotou o Botafogo na final pelo placar agregado de 5 a 1. Além disso, quebrará uma sequência de duas temporadas consecutivas sendo vice do Flamengo.
Já caso a equipe Rubro-negra vença, ela conseguirá uma conquista que não é feita desde 1935: o tetracampeonato consecutivo do Carioca. Apenas dois clubes na história conseguiram fazer isso: o Flu, no período entre 1906-1909, e o Botafogo, no intervalo entre 1932-1935. O Flamengo teve outras 6 oportunidades de emplacar o tetra, mas nunca conseguiu, e 2022 pode ser sua chance. Entretanto, com o placar do jogo de ida, a equipe deverá fazer um esforço a mais para alcançar esse objetivo.
Como o Fluminense vem para a final do Carioca?
O Fluminense não tem tido um bom histórico recente de administrar resultados positivos. Após a eliminação na Libertadores contra o Olimpia e com a quase eliminação nas semifinais do Carioca contra o Botafogo, a torcida teme que Abel Braga repita a estratégia tomada nesses dois jogos. Contudo, não há nenhuma evidência de que o treinador tricolor deva fazer algo diferente no plano de jogo.
O que se sabe é que o time titular deverá ser o mesmo. Entretanto, Abel Braga espera ter à disposição o zagueiro Nino e o ponta Luiz Henrique. Os dois estão em fase final de recuperação de suas lesões e devem estar presentes no banco de reservas do Fluminense. Além deles, Fred também voltará a ser relacionado, após cumprir suspensão no primeiro jogo.
Desta forma, o Fluminense deve vir a campo com:
Fábio; Calegari, David Braz, Felipe Melo, Manoel e Cristiano; André, Yago Felipe e Ganso; William Bigode e Germán Cano
Como o Flamengo vem para a final do Carioca?
O Flamengo vem bastante contestado para a segunda partida da decisão do Carioca. Com críticas direcionadas especialmente ao técnico Paulo Sousa e à jogadores específicos da equipe, como Léo Pereira e William Arão, o Rubro-negro vem com a moral em baixa para o jogo de sábado. Além disso, polêmicas recentes de que o elenco estaria rachado e a reprovação sobre o treinador português nos bastidores do clube mostram que o Flamengo vive um clima pesadíssimo.
Com todo esse contexto, o Fla ainda não contará com um atleta que atuou na primeira partida. Se trata de Vitinho, que teve lesão na coxa identificada após disputar o jogo da ida. Além do ponta, Fabrício Bruno também é dúvida para a decisão. O zagueiro, que foi um dos principais destaques da equipe no 1º confronto, levou uma pancada no pé esquerdo e foi substituído na parte final do duelo.
Dito isso, o Flamengo deverá ir a campo com a seguinte escalação:
Hugo Souza; Matheuzinho, Léo Pereira (Gustavo Henrique), David Luiz e Filipe Luís; William Arão, João Gomes, Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa.
Onde assistir?
O jogo terá transmissão na TV aberta pela Record. Além dela, o Cariocão Play funcionará como Pay-Per-View na TV fechada.
Na internet, diversas plataformas de streaming passarão a partida. A Eleven Sports, Onefootball, Camisa 21 (Youtube), Casimito (Twitch), Gaules (Twitch) e RonaldoTV (Twitch) serão plataformas que transmitirão o jogo. Além deles, navegadores como a FluTV e a FlaTV+ também serão meios para assistir a partida.
Veja também: Fifa sorteia os grupos da Copa do Mundo; veja como ficou