Pular para o conteúdo

Flamengo anuncia saída de Tite

Flamengo anuncia saída de Tite; ídolo Rubro-Negro assume como interino

O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira (30) a demissão do treinador Tite. No mesmo comunicado, o clube informou que Filipe Luís, que já comandou as equipes sub-17 e sub-20 do Rubro-Negro nesta temporada, comandará a equipe profissional de forma interina.

O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece aos profissionais e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. Filipe Luís assume a equipe interinamente.

Tite deixa o Flamengo tendo seu trabalho marcado por altos e baixos. Foram 70 jogos no comando da equipe, com 41 vitórias, 13 empates e 16 derrotas nesse ínterim. O treinador ainda conquistou o Campeonato Carioca de 2024. Além disso, com 357 dias de trabalho, o técnico gaúcho teve a melhor passagem pelo Fla desde a saída de Jorge Jesus.

O Flamengo voltou a vencer no último domingo, no duelo contra o Athletico-PR pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gerson marcou nos minutos finais o único gol da partida, que garantiu os três pontos para a equipe. No entanto, o resultado positivo não foi suficiente para que Tite conseguisse se manter no cargo.

Apesar da vitória no Maracanã, a única nos últimos cinco jogos disputados pelo Fla na temporada, o time apresentou, mais uma vez, uma performance ruim. Desta vez, com um time que luta contra o rebaixamento.

Em seu último jogo no comando da equipe, Tite foi muito xingado pela torcida ao longo de toda a partida. Muitos torcedores também levaram cartazes pedindo a saída do treinador para o confronto.

Protesto contra Tite em Flamengo x Athletico-PR. Foto – Reprodução/Globo

Ainda com a eliminação na Libertadores fresca na memória, não foi só o treinador que sofreu com xingamentos e cobranças: jogadores e, sobretudo, a diretoria também não foram poupados.

Ídolo é aposta para substituir Tite

Com a saída do treinador, o Rubro-Negro optou por uma solução caseira: Filipe Luís. Após se aposentar como jogador no final da temporada 2023, o ex-lateral esquerdo permaneceu no Flamengo para dar início à sua carreira como treinador. Filipe começou o ano como treinador do sub-17, mas, com a saída de Mário Jorge, subiu para comandar a equipe sub-20.

Filipe Luís abre o jogo sobre virar técnico do Flamengo após título do Mundial sub-20
Filipe Luís exibe medalha conquistada com o Flamengo no Mundial Sub-20. Foto – Thiago Ribeiro/AGIF/Lance!

No comando das categorias de base Rubro-Negras, Filipe conquistou dois títulos: a Copa Rio Sub-17 e, mais recentemente, o Mundial Sub-20, que foi disputado no Maracanã.

Por sua vez, a passagem de Filipe Luís como jogador do Flamengo dispensa apresentações. Entre 2019 e 2023, o então lateral esquerdo fez 176 jogos pelo Flamengo, marcando quatro gols e dando nove assistências. Ademais, conquistou 10 títulos vestindo o Manto Sagrado:

  • Copa Libertadores da América: 2019 e 2022
  • Recopa Sul-Americana: 2020
  • Campeonato Brasileiro: 2019 e 2020
  • Copa do Brasil: 2022
  • Supercopa do Brasil: 2020 e 2021
  • Campeonato Carioca: 2020 e 2021

O ídolo Rubro-Negro assume o comando do time após a eliminação na Libertadores e com o time em posição delicada no Brasileirão. Não apenas a possibilidade de título no campeonato está distante, como o clube vê adversários crescendo e ameaçando sua posição no G4. A melhor perspectiva para o Fla na temporada está na Copa do Brasil, com o time sendo um dos semifinalistas da competição.

O Flamengo recebe o Corinthians pelo jogo de ida semifinais nesta quarta-feira (2), às 21h45 (horário de Brasília), no Maracanã. O jogo de volta será disputado apenas no dia 20 de outubro, às 16h (horário de Brasília) na Neo Química Arena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *