Pré-jogo Sporting CP x FC Paços de Ferreira

O Sporting recebe em Alvalade o conjunto do Paços de Ferreira a contar para a 28ª Rodada da Liga Portugal Bwin. Os leões podem dilatar a vantagem para o 3º lugar Benfica para 9 pontos, depois do desaire das águias na Pedreira frente à equipa do SC Braga por 3-2 num jogo eletrizante.

Uma vitória no jogo de hoje colocaria a equipa verde e branca numa posição muito privilegiada para garantir um dos objectivos da temporada, a entrada direta na próxima Liga dos Campeões, e também encurtaria a distância para o líder Porto para 3 pontos à condição.

É também uma ocasião especial para os dois treinadores, Rúben Amorim e César Peixoto que foram colegas de equipa no Benfica de Jorge Jesus entre 2009 e 2011 e completaram um total de 28 jogos juntos pelas águias. Entre si, jogaram apenas uma vez, na época passada numa vitória do Sporting de Rúben Amorim frente ao Moreirense de César Peixoto por 2-1, num jogo onde Pedro Gonçalves bisou.

O Sporting apresenta-se praticamente na máxima força após esta pausa de seleções, não apresentando qualquer jogador lesionado ou suspenso para este desafio. Rúben Amorim terá apenas de ter em conta as longas viagens que alguns dos jogadores fizeram (Ugarte e Coates por exemplo) e contando com essas condicionantes, escolher o melhor onze para o jogo de hoje.

onze-provável-scp
Onze Provável Sporting CP

Rúben Amorim deverá dar a titularidade a Adán como esperado, Matheus Reis provavelmente integrará o trio de defesas centrais, juntamente com o capitão Coates e o jovem internacional Gonçalo Inácio, que apesar de ter sido chamado à selecção das quinas não somou qualquer minuto.

Vaga assim aberta na ala esquerda para Nuno Santos e na direita Pedro Porro deverá estar recuperado e será o ala titular por aquele flanco. Rúben Amorim poderá dar descanso a Manu Ugarte e devolver Palhinha ao onze, após uma já longa suspensão de 3 jogos, que alinhará junto de Matheus Nunes, também ele retornado de uma boa contribuição na seleção portuguesa, marcando um golo decisivo frente à Turquia.

Na frente o trio Pote, Sarabia e Paulinho deverá voltar a encontrar-se, uma vez que o ponta de lança argelino Islam Slimani teve um jogo extremamente exigente com prolongamento frente aos Camarões pela seleção Magrebe e deverá começar no banco.

O Paços de Ferreira aparece em Alvalade num bom momento, com 4 vitórias nos últimos 5 jogos, perdendo apenas para o líder do campeonato, FC Porto, em casa por 2-4. César Peixoto está a provar ser uma aposta ganha da direção dos ‘castores’ desde que chegou em meados de Dezembro de 2021, recuperando uma equipa que parecia sem rumo após uns meses difíceis como técnico Jorge Simão. A equipa da capital do móvel ocupa neste momento a 9ª posição apenas a 3 pontos do 6º classificado Vitória SC.

Onze Provavel Paços
Onze Provável Paços de Ferreira

Após o jogo contra o FC Porto César Peixoto parece ter feito duas alterações importantes. Maracás, central forte e autoritário, perdeu lugar para o jovem Nuno Lima de 21 anos. Fernando Fonseca, lateral direito com formação no FC Porto também parece ter perdido lugar para Juan Delgado, extremo chileno que tem jogado adaptado na lateral direita da equipa de César Peixoto.

O setor mais influente desde Paços de Ferreira, é o meio campo, com Luíz Carlos a oferecer uma solidez defensiva e segurança na saída de bola muito importantes para depois Nuno Santos ser o homem que arrisca, que transporta e que desmonta a primeira linha de pressão adversária. Quando isto acontece tudo fica mais fácil para depois Nicolás Gaitán, veterano virtuoso ex-Benfica e Atlético de Madrid, criar perigo e oferecer aos seus colegas da frente as melhores oportunidades para almejar a baliza adversária.

Em relação ao confronto direto entre estas duas equipas, o Sporting não perde frente ao Paços de Ferreira há 17 jogos consecutivos e a última vez que os castores venceram os leões foi na época 2012/13 onde venceram os dois jogos no campeonato.

Para manter a esperança do título viva, a expectativa é que o Sporting consiga levar de vencida a formação do Paços de Ferreira, e assim consiga consolidar a sua posição na vice-liderança e pressionar o FC Porto, que joga amanhã diante do Santa Clara.

você pode gostar também