Veja as movimentações no mercado do Bahia para 2025, ano que o clube retorna a Libertadores

veja quem sai, quem fica, quem retorna e quem deve chegar para a próxima temporada

Depois de 35 anos, o tricolor voltará a jogar a maior competição do continente e terá uma temporada de 2025 com altas expectativas, principalmente com a gestão do Grupo City. Por isso, é fundamental que o Bahia tenha um elenco competitivo para não sofrer com a queda de rendimento que teve no segundo semestre.

Quem chega

  • David Martins: Joia da base de 17 anos do América-Mg é visto com bons olhos pelo Grupo City e está muito próximo de ser confirmado como o primeiro reforço tricolor para 2025. O valor gira em torno dos R$ 12 milhões, o time mineiro seguirá com uma porcentagem – cerca de 10% – do jogador.

Na mira

Bahia
Dudu está de saída do Palmeiras e deve ser disputado por vários times nesta janela. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
  • Erick: Rebaixado com o furacão neste ano, o volante tem contrato até 2026 e está no radar do Bahia e de clubes como o Inter e o Portland da Mls. Erick é o jogador que mais atuou pelo Athletico nesta temporada, com 61 jogos, ao lado de Kaíque Rocha, sendo 56 como titular. Ele marcou cinco gols e deu duas assistências. O volante ficou fora das duas últimas partidas do Furacão no Brasileirão por conta de uma lesão muscular.
  • Claudinho: Lateral-direito do Criciúma nesta temporada, o jogador despertou o interesse de ambos os clubes baiano. Ele tem 24 anos e ao todo foram 152 partidas, fez 11 gols e deu 12 assistências.
  • Isidro Pitta: O interesse do Bahia por Isidro Pitta ficou claro desde a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, em jogo contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. Na ocasião, o CEO Raul Aguirre, o técnico Rogério Ceni e o diretor Carlos Santos foram flagrados conversando com o jogador. Apesar disso o atacante está mais distante do Tricolor. O clube baiano fez uma proposta pelo jogador, mas recuou após o Dourado pedir 6 milhões de euros (R$ 38 milhões aproximadamente) pelo jogador de 25 anos.
  • Everson: O Bahia fez uma proposta para contratar o goleiro Everson, do Atlético-MG. Everson tem contrato com o Galo até dezembro de 2025 e a negociação é considerada difícil. Por isso, a diretoria tem outros nomes da posição no radar. Apesar da oferta do Bahia, a tendência é que o atleta fique em Belo Horizonte.
  • Dudu: O Bahia tenta atravessar o Cruzeiro na contratação do meia-atacante Dudu. O ex-Palmeiras não foi muito utilizado no ano de 2024 e tem tudo para assinar com o time mineiro, apesar disso, a diretoria tricolor tenta a contratação do ponta.

Volta para 2025

  • Danilo Fernandes: Goleiro do Bahia durante o ano de 2024, o jogador de 36 anos vai retornar ao clube no ano que vem. Atuando em Salvador, em três temporadas possui conquistas como o Campeonato Baiano (2023), um acesso para a Série A em 2022, além da vaga na Pré-Libertadores.
  • Nicolás Acevedo: Depois de contar com o uruguaio por empréstimo em duas temporadas, o Tricolor exerceu o direito de compra e adquiriu o ex-jogador do New York City. O novo contrato com o Esquadrão vai até dezembro de 2029. O ano de 2024 foi de poucos jogos para o meio-campista, que passou pouco mais de dez meses em recuperação de uma lesão ligamentar sofrida na última partida de 2023. Ele entrou em campo apenas a partir de dezembro e fez oito jogos na reta final do Campeonato Brasileiro. Ao todo são 62 partidas com a camisa do Bahia.

Não voltam

  • Víctor Cuesta: Zagueiro de 36 anos não irá renovar o contrato e está de saído do tricolor, neste ano atuou em 18 jogos, tendo 8 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, cerca de 56% de aproveitamento. Sonho de consumo do Grupo City em 2023 e 2024, o zagueiro agradeceu e disse que foi uma honra defender a camisa do Bahia em suas redes sociais.
  • Adriel: O goleiro de 23 anos chegou ao Bahia em junho da temporada passada, mas não entrou em campo em 2023. Este ano, teve chances no primeiro semestre e durante o Campeonato Brasileiro, mas não brilhou. Assim, depois de disputar 13 jogos pelo Bahia nesta temporada, Adriel não será comprado pelo clube baiano e vai voltar ao Grêmio, com quem tem contrato até o fim de 2025.
  • Carlos De Peña: O uruguaio de 32 anos foi contratado junto ao Internacional em abril deste ano e deixa o Esquadrão com 37 partidas disputadas. Ele esteve em campo em 31 das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, mas quase sempre na condição de reserva, e foi titular apenas quatro vezes. Na mensagem de despedida, celebrou a classificação para a Pré-Libertadores com o histórico oitavo lugar na Série A.
  • Cicinho: Chegou ainda em 2023, fez parte do grupo que conquistou o histórico 50º título estadual no ano passado. Ele disputou 45 partidas pelo Bahia, mas ficou sem espaço na atual temporada, quando foi para campo apenas 16 vezes. O lateral tem 35 anos.

Voltando para o Esquadrão em 2025

  • Dênis Junior – goleiro volta de empréstimo ao Vila Nova
  • Ryan – lateral-esquerdo volta de empréstimo ao CRB
  • Caio Roque – lateral-esquerdo volta de empréstimo ao Londrina
  • Matheus Bahia – lateral-esquerdo volta de empréstimo ao Ceará
  • Miqueias – volante volta de empréstimo ao Ituano
  • Léo Cittadini – meia volta de empréstimo ao Shanghai Port, da China
  • Everton – atacante volta de empréstimo ao Londrina

A expectativa é que poucos desses jogadores devem ser aproveitados, portanto devem ser novamente emprestados ou vendido para outros clubes.

 

você pode gostar também