Na tarde de ontem(17), a Conmebol divulgou os potes para o sorteio da pré-Libertadores 2025, que contará com Bahia e Corinthians como representantes brasileiros. A entidade vai definir amanhã, no dia 19 de dezembro, uma quinta-feira, os confrontos da etapa inicial do torneio, na qual são disputadas quatro vagas na fase de grupos.
Os potes são definidos pela posição no ranking da Conmebol, divulgado nesta semana. A pré-Libertadores tem três fases. Os brasileiros entram apenas na segunda fase e encaram dois confrontos de mata-mata na tentativa de garantir um lugar nos grupos.
Como Funciona
Das 47 equipes classificadas para Pré-Libertadores, seis participam da primeira fase em três confrontos. Os três times vencedores avançam para a segunda fase e entram no Pote 2. Elas podem ser adversárias de Bahia e Corinthians, que estão no Pote 1. Os brasileiros não se enfrentam na Fase 2, mas o sorteio pode prever um possível confronto na Fase 3.
Primeira Fase:
- Pote 1: Alianza Lima (Peru), El Nacional (Equador) e Defensor (Uruguai)
- Pote 2: Nacional (Paraguai), Monagas (Venezuela) e representante da Bolívia
Segunda Fase:
- Pote 1: Boca Juniors (Argentina), Corinthians (Brasil), Cerro Porteño (Paraguai), Barcelona (Equador), Santa Fe (Colômbia), Melgar (Peru), Bahia (Brasil) e Ñublense (Chile)
- Pote 2: Deportes Iquique (Chile), Boston River (Uruguai), Universidad Central (Venezuela), representante da Bolívia, representante da Colômbia, além dos três classificados na primeira fase
Os jogos da segunda fase serão de ida e volta, com as equipes melhor colocadas no ranking da Conmebol (Pote 1) decidindo os confrontos em casa. O Bahia é apenas o 77º.
As oito melhores equipes avançam para a terceira e última fase, etapa na qual vai ser feito um novo sorteio. Quem avançar entra na fase de grupos da Libertadores.