O Chelsea anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (3), que Aaron Anselmino retornou de seu empréstimo ao Boca Juniors.
A contratação de jovens jogadores que se destacam no futebol mundial se tornou uma das grandes marcas da nova diretoria do Chelsea nos últimos anos. Após recrutar Kendry Páez e Estêvão, os Blues encontraram em Anselmino mais um talento na América do Sul e logo bateram a concorrência para assegurar sua contratação.
Os Blues desembolsaram $18 milhões na última janela de transferências de verão europeu para garantir a contratação do zagueiro de 19 anos junto ao Boca Juniors, onde o jovem estava desde os 12 anos. O vínculo inicial do argentino com o clube inglês é de sete anos, até junho de 2030.
Embora o empréstimo junto ao Xeneize tivesse a opção de durar até junho de 2025, o clube inglês optou por chamar o defensor mais cedo. Anselmino desembarcou em Londres e se juntará aos treinos sob o comando de Enzo Maresca nos próximos dias.
Aaron Anselmino: perfil do jogador
Anselmino nasceu em Bernardo Larroude, município na província de La Pampa a cerca de 500km de Buenos Aires, em 29 de abril de 2005. Ele tem 186cm de altura e seu pé preferido é o pé direito, embora demonstre habilidade em atuar com o seu pé não dominante.
Ele ingressou as categorias de base do Boca Juniors aos 12 anos, subindo nos rankings do complexo de formação Xeneize até fazer sua estreia como profissional em junho de 2023, em jogo contra o Lanús pelo Campeonato Argentino. Sua estreia aconteceu no mesmo dia em que assinou seu primeiro contrato profissional.
Seu primeiro jogo como titular foi contra o Racing, em outubro do mesmo ano, em confronto válido pela Copa da Liga. O zagueiro atuou por toda a partida.
Assim, Anselmino terminou a temporada 2023 com cinco aparições pela equipe profissional do Boca. Deixando uma boa impressão, foi integrado ao plantel para o início da temporada 2024, na qual fez mais 18 jogos.
Números na carreira
- Jogos: 23
- Gols: 2
- Assistências: 3
- Partidas como titular: 18
- Partidas saindo do banco: 5
- Suplente: 21
- Partidas completas: 15
- Cartões amarelos: 5
- Expulsões: 0
- Partidas em que foi substituído: 2
- Minutos disputados: 1649
Histórico de lesões
Em sua breve carreira como profissional, Anselmino tem precisado lidar com lesões. Em 2024, foram três lesões, todas musculares, que fizeram com que ele perdesse 27 partidas. No total, foram 144 dias fora de ação.
Os planos do Chelsea para Anselmino
Anselmino retorna do empréstimo ao Boca Juniors para integrar o plantel do Chelsea pelo restante da temporada 2024/2025. Em entrevista coletiva, o treinador dos Blues Enzo Maresca destacou os planos para o defensor de 19 anos.
“Ele é outro talento, outro bom jogador“, disse Maresca. “Agora, o mais importante é que ele chegue aqui, se adapte, encontre uma casa e se estabeleça da forma certa“.
“Então, precisamos dar tempo a ele porque quando você vem de outra parte do mundo você precisa se adaptar. Você precisa ver um novo mundo, uma nova cultura. Com certeza ajudaremos ele a se adaptar o mais rápido possível”, concluiu.
Apesar das especulações em relação ao seu real destino, ao que tudo indica, o jovem defensor deverá ficar com o Chelsea pelo restante da temporada.
“No momento, o plano é ficar com ele e permitir que ele trabalhe conosco, e então tomar uma decisão“, disse Maresca sobre a possibilidade do argentino sair em um novo empréstimo.
“Se ele está aqui é porque achamos que ele é um bom jogador, que pode nos ajudar, mas ele é muito jovem, e está vindo da Argentina, com uma cultura, um futebol e um nível completamente diferentes, então, ele precisa se adaptar“, concluiu o comandante dos Blues.
Com 19 anos, Anselmino é elegível para atuar pela equipe sub-21 do Chelsea e essa opção pode estar nas cartas. O atacante brasileiro Deivid Washington, mais um dos jovens sul-americanos contratados pelos Blues recentemente, está atuando pela equipe desde a última temporada.