O Chelsea sofre um novo golpe na temporada, com o treinador Enzo Maresca confirmando que o zagueiro Wesley Fofana sofreu uma lesão muscular grave.
Durante a partida do Chelsea contra o Aston Villa, no início de dezembro, o defensor precisou ser substituído após sentir um problema muscular.
Após a partida, Maresca confirmou que as novidades em relação a Fofana não eram boas e revelou que o jovem defensor francês ficaria de fora do plantel até 2025.
Desde a confirmação da lesão de Fofana, o Chelsea começou a sofrer defensivamente. A defesa do time londrino foi vazada em sete dos oito jogos que o zagueiro perdeu desde que teve sua lesão constatada com Benoit Badiashille, Tosin Adarabioyo e Axel Disasi dividindo a responsabilidade de substituir o zagueiro desde então.
Nesta sexta-feira (3), na primeira entrevista coletiva do novo ano, Maresca revelou que o retorno de Fofana acontecerá muito depois do que foi inicialmente especulado. O treinador deu um novo panorama sobre os lesionados do plantel antes da viagem do Chelsea para enfrentar o Crystal Palace:
“Reece [James] está de volta. Romeo [Lavia] está perto de voltar. Ele voltou a trabalhar com a gente. Kiernan [Dewsbury-Hall] ainda fica fora. Wes ficará fora por um longo tempo. Benoit ficará de fora, ao menos, até fevereiro“.
Ao dar a notícia, o treinador italiano foi questionado especificamente sobre a situação de Fofana. Apesar de não haver certeza absoluta em relação ao tempo de retorno, há uma possibilidade de que a lesão afaste o zagueiro dos gramados pelo restante da temporada: “Infelizmente ele pode ficar de fora até o fim da temporada“, disse Maresca. “Nós não sabemos ao certo. Wes é uma grande perda“.
Histórico de lesões
A passagem de Wesley Fofana pelo Chelsea tem sido marcada por lesões. A lesão muscular constatada em dezembro é a quarta sofrida pelo francês desde que chegou ao clube londrino, na janela de verão europeia de 2022.
No total, o francês perdeu 86 jogos nas últimas três temporadas (contabilizando a atual temporada, que termina apenas em maio). São 508 dias afastado por conta dos problemas físicos.
2024/2025
Lesão muscular
- Período: 1º dezembro, 2024 até atualmente
- Dias: 33 (e contando)
- Jogos perdidos: 9 (e contando)
2023/2024
Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior
- Período: 17 julho, 2023 até 30 junho, 2024
- Dias: 349
- Jogos perdidos: 51
2022/2023
Lesão no joelho
- Período: 20 dezembro, 2022 até 13 fevereiro, 2023
- Dias: 55
- Jogos perdidos: 9
Lesão no joelho
- Período: 6 outubro, 2022 até 16 dezembro, 2022
- Dias: 71
- Jogos perdidos: 17
Nova lesão de Fofana e respostas
Badiashile foi incialmente escolhido para atuar ao lado de Levi Colwill na ausência de Fofana. No entanto, o camisa 5 do Chelsea sofreu uma lesão no jogo seguinte ao da lesão de seu compatriota, estando sem atuar desde o último dia 8 de dezembro, na vitória sobre o Tottenham.
Sendo assim, Maresca tem como opções para o miolo da defesa Adarabioyo e Disasi, assim como o jovem Josh Acheampong que, embora atue majoritariamente como lateral direito, tem experiência e se sente confortável atuando na zaga.
Outra solução aparece em Aaron Anselmino, que retornou de período de empréstimo no Boca Juniors. O zagueiro argentino terá a chance de impressionar o técnico dos Blues, que está ansioso para ver o que o jovem de 19 anos tem a oferecer.