Pular para o conteúdo

Flamengo encaminha primeira contratação para temporada 2025

O Flamengo encaminhou a primeira contratação para a temporada 2025. Trata-se do atacante Juninho que atualmente veste as cores do Qarabag, do Azerbaijão.

  • Siga o Na Beira do Campo no X e no Instagram

A contratação de Juninho também será a primeira da era Bap, que foi eleito presidente do clube carioca no último mês de dezembro. Segundo os setoristas Emanuelle Ribeiro e Thiago Lima, do ge, o Qarabag aceitou os 5 milhões de euros (R$ 31,2 milhões) e o pagamento de forma parcelada propostos pelo Rubro-Negro.

Conheça o histórico de Juninho Vieira, cotado para reforçar o ataque do Flamengo - Super Rádio Tupi
Atacante de 28 anos retornará ao futebol brasileiro depois de cinco anos na Europa. Foto – Divulgação/Qarabag

Faltam apenas alguns ajustes entre os clubes só para concretizar o negócio. Juninho estava sendo negociado com o Sevilla, da Espanha, mas o Flamengo entrou forte na negociação.

As conversas já vinham acontecendo há algumas semanas, mas apenas na última quinta-feira (9) o Rubro-Negro formalizou a uma proposta oficial. O clube esperou a concretização da venda de Fabrício Bruno ao Cruzeiro. A venda do zagueiro por 7 milhões de euros (R$ 44 milhões), pagos à vista, deu fôlego ao caixa.

O acerto foi noticiado primeiro pelo canal Venê Casagrande no YouTube e confirmado pelo ge. Venê também confirmou que dificilmente o atacante se juntará ao elenco para a pré-temporada nos Estados Unidos por conta da logística. O jogador está aguardando o sinal verde para viajar e se apresentar ao Fla.

Juninho Vieira: a difícil tarefa de substituir Gabigol

O retorno do atacante de 28 anos ao Brasil virá com um grande desafio: substituir Gabriel Barbosa no elenco do Fla.

Formado nas categorias de base do Athletico Paranaense, Juninho teve passagens no GE Brasil, Grêmio Novorizontino, Figueirense, Vila Nova e no próprio profissional do Furacão antes de rumar para a Europa.

Em 2019, ele passou uma temporada em empréstimo no Estoril Praia, de Portugal, antes de ser contratado pelo GD Chaves, que disputava a segunda divisão da liga portuguesa, na temporada seguinte.

Depois de quatro temporadas no futebol português, o atacante despertou o interesse do Qarabag no início da temporada 2022/23. Embora atuando em uma liga nacional periférica, Juninho atraiu olhares com suas atuações de destaque na Europa League, competição continental de segundo escalão na Europa.

Juninho é o alvo do Flamengo — Foto: Reprodução
Atacante em ação pelo Qarabag. Foto – Reprodução

Pelo clube do Azerbaijão, são 80 jogos, com 42 gols marcados e quatro assistências. Com destaque para o desempenho na última temporada europeia, 2023/24, na qual ele marcou 31 gols em 55 partidas disputadas. Sua ascensão no Qarabag e consequente interesse de clubes maiores não foi por acaso.

O Sevilla, com quem o Flamengo disputou para conseguir a contratação do jogador, já demonstrava interesse no atacante desde 2023/24, por exemplo.

Características de jogo

Embora tenha atuado pelas alas anteriormente em sua carreira, sua melhor forma veio quando passou a atuar mais um atacante mais centralizado, mas também com mobilidade.

Rápido e explosivo, Juninho tem sucesso especial no jogo verticalizado, de ataques mais velozes. Ele gosta de subir até a intermediária para atrair os defensores e gerar os espaços que ele mesmo pode explorar. Além disso, tem capacidade de receber nas costas da defesa adversária.

Por outro lado, o atacante é uma figura importante na pressão da saída de bola adversária, algo que Filipe Luis vem trabalhando desde que assumiu o comando do Flamengo. É agressivo na defesa e é favorecido por sua boa leitura para se posicionar e fechar linhas de passe.

É um jogador que busca fazer o simples. Seja explorando a velocidade no espaço para conduzir na direção da área ou se associando com os companheiros em tabelas e triangulações. Não é dos mais fortes, mas é capaz de sustentar duelos físicos com os zagueiros. Por sua vez, o jogo aéreo não é o seu forte.

Levando em conta o contraponto com Pedro, é possível enxergar Juninho como um complemento ao grande nome do ataque Rubro-Negro. Além de apresentar um estilo de jogo que serve bem ao técnico Filipe Luis.

O desconhecimento do público brasileiro em geral em relação ao atacante é um fator a se ponderar, de certa forma. No entanto, a busca por Juninho vai de encontro com a filosofia do novo diretor de futebol do Flamengo, José Boto, que propõe contratações baseadas em análise de dados que demonstrem o encaixe com o estilo de jogo do treinador.

É impossível negar que a mudança de contexto do Qarabag para o Rubro-Negro carioca será grande. Além do fato de que o Fla precisa de reforços que entreguem desde o primeiro momento. A aposta em Juninho marca o início de uma nova era do Mengão, que terá uma temporada cheia pela frente e precisará de muita consistência para alcançar os títulos que busca.