No primeiro encontro após final da Libertadores de 2024, Atlético Mineiro venceu o Botafogo por 1 a 0 neste domingo(20), no Mineirão, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Com esse resultado, o clube mineiro conseguiu sua primeira vitória na competição. Já o Alvinegro chega ao seu terceiro jogo sem vitória na competição. Desse modo, o trabalho de Renato Paiva começa a ser questionado pela torcida carioca, embora, segundo apuração do jornal “O Globo“, o treinador continua prestigiado pela diretoria alvinegra.

Primeiro tempo
O primeiro tempo foi marcado por um grande equilíbrio tático entre as duas equipes. O Botafogo mostrou uma boa organização tática, neutralizando as principais armas de ataque do Atlético Mineiro e apostando nas jogadas pelas laterais. O clube carioca conseguiu criar boas oportunidades de gol , porém desperdiçadas pela falta de pontaria.
O Galo apostava no seu grande poder de ataque, especialmente na velocidade de seus principais atacantes, mas parava numa eficiente marcação da zaga alvinegra.
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, o Glorioso apresentou problemas em manter a mesma intensidade da primeira etapa. Assim, o Atlético cresceu na partida, abrindo o placar aos 2 minutos, num escanteio cobrado por Gabriel Menino para a finalização de Cuello. O lance ainda foi revisado pelo VAR, após jogadores do Botafogo reclamarem de uma falta no lance, porém a marcação de campo foi mantida e o gol confirmado pelo árbitro Ramon Abatti Abel.
Após o gol, o Botafogo tentou, sem sucesso, marcar um gol para volta à partida, entretanto, o Galo se fechou, impedindo que grandes chaces fossem criadas pelos cariocas.
A situação do Alvinegro se complicou ainda mais pela expulsão de David Ricardo. O zagueiro derrubou Hulk na entrada da área, recebendo inicialmente o cartão amarelo, mas o árbitro, após ser chamado pelo VAR, optou pela anulação do amarelo e a aplicação do vermelho ao jogador.
Próximos compromissos de Atlético Mg e Botafogo
Na próxima quarta-feira, às 21h30, o Botafogo viajará à Argentina para enfrentar o Estudiantes de La Plata, pela terceira rodada da Conmebol Libertadores. No mesmo dia e horário, o Atlético visitatá o Caracas, na Venezuela, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana.
Já pelo Campeonato Brasileiro, os times voltam a campo no próximo final de semana. Em partidas válidas pela sexta rodada, o Botafogo jogará contra o Fluminense no sábado, às 21h, no Nilton Santos. No mesmo dia,às 16h, o Atlético enfrentará o Mirassol, no interior de São Paulo.