Preloader
Pular para o conteúdo

Eficaz, mas sem brilho, Palmeiras vence Botafogo no RJ e volta à vice-liderança do Brasileirão 2025

O Palmeiras venceu o Botafogo por 1 a 0, neste domingo (17), no Nilton Santos, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025. Felipe Anderson anotou o gol do Alviverde, chegando à vice-liderança da competição com 39 pontos conquistados, atrás apenas do Flamengo.

Siga o Na Beira do Campo no Instagram.

palmeiras botafogo
Felipe Anderson, do Palmeiras, comemora seu gol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

 

Na “revanche” dos times após as oitavas da Copa do Mundo de Clubes, o placar se repetiu, apesar do cenário diferente do duelo ocorrido em julho.

O Palmeiras não jogou bem, mas foi cirúrgico na rara chance clara que teve. Ao contrário do Botafogo, que pecou pelo excesso de oportunidades perdidas. Foi em um desses momentos em que o ataque palmeirense foi mais letal que a equipe botafoguense, e Felipe Anderson decidiu.

O resultado deixou o time de Abel Ferreira com 39 pontos, quatro a menos que o Rubro-Negro. O Cruzeiro, 3ª colocado, tem 37 e ainda joga na rodada, contra o Mirassol, nesta segunda. Por outro lado, o Alvinegro se manteve na 5ª posição, com 29.

Primeiro Tempo

No primeiro tempo, mesmo com time misto e sem suas principais estrelas, foi o Botafogo que tomou a iniciativa, criando chances e pressionando a defesa adversária, podendo até ter aberto o placar. Mas, no bom e velho futebol, quem não faz, toma, e quem marcou foi o Palmeiras.

A chance mais clara da equipe carioca veio com Joaquín Correa, cara a cara com Weverton, parando no goleiro palmeirense. Em outra oportunidade clara, Weverton até foi encoberto por Mateo Ponte, mas o lateral nem sequer acertou a finalização e.a bola passou pela frente da meta alviverde.

Até que aos 44’, em rápida jogada de contra-ataque, o Palmeiras matou o jogo. Felipe Anderson recebeu de Vitor Roque, deu um drible de corpo em Barboza e deslocou o goleiro John com um chutaço cara a cara, castigando a equipe botafoguense.

Segundo Tempo

O Palmeiras voltou no segundo tempo cadenciando o jogo, com maior troca de passes e distribuição de jogadas, saindo da pressão alvinegra e buscando controlar o jogo.

Davide Ancelotti, buscando retomar o controle da partida ao Botafogo, recorreu aos seus titulares poupados inicialmente, correndo atrás do empate. Mesmo assim, a baixa efetividade do ataque botafoguense se manteve, trazendo pouco perigo à defesa palmeirense, causando até vaias da torcida para Joaquin Correa.

Ao final, o Palmeiras, ainda que criando pouco, se mostrou letal na partida e levou os 3 pontos de volta para a capital paulista, vitória muito importante para a equipe alviverde dentro da sequência do campeonato brasileiro.

Agora, Botafogo e Palmeiras viram a chave para o duelo de volta das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores.

A equipe alvinegra visita a LDU, do Equador, com a vantagem do empate depois de vencer por 1 a 0 na ida, nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), na altitude de Quito. Já o Verdão que goleou na ida, está com um pé nas quartas, e recebe o Universitario, no mesmo dia, no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília).

palmeiras botafogo
Felipe Anderson, do Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Botafogo.(Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Curiosidades

Na soma de todas as competições, o Palmeiras perdeu apenas dois dos últimos 27 jogos como visitante (registrando 20 vitórias e 5 empates) e apenas nove dos últimos 58 (com 32 vitórias e 17 empates). Antes da derrota diante do Cruzeiro, em junho, pelo Campeonato Brasileiro, o Maior Campeão do Brasil havia emendado nove triunfos consecutivos fora de casa, melhor desempenho do clube desde 1996.

Melhor da partida

Felipe Anderson, do Palmeiras, foi eleito o Craque Betano da partida..

Ficha técnica

Botafogo 0 x 1 Palmeiras:

  • Campeonato Brasileiro 2025 – 20ª rodada
  • Data e hora: 17/08/2025, domingo, 20h30 (de brasília)
  • Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
  • Árbitro: Davi De Oliveira Lacerda (ES)
  • Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Douglas Pagung (ES)
  • VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
  • Amarelos: Danilo (BOT); Aníbal Moreno e Murilo (PAL)
  • Vermelho: Riveros (UNI)
  • Gols: Felipe Anderson (44’/1ºT)
  • Público: 18.183 presentes
  • Renda: R$ 1.052.565,00

Botafogo: John, Mateo Ponte (Vitinho), Alexander Barboza (Jeffinho), Marçal e Alex Telles; Marlon Freitas, Allan (Danilo), e Santiago Rodríguez (Savarino); Nathan Fernandes, Joaquin Corrêa e Matheus Martins. Técnico: Davide Ancelotti

Palmeiras: Weverton; Khellven (Giay), Gustavo Gómez, Murilo (Bruno Fuchs) e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Felipe Anderson (Allan); Facundo Torres, Flaco López (Maurício) e Vitor Roque (Luighi). Técnico: Abel Ferreira