Na próxima quinta (23), Fluminense e Cruzeiro duelarão em jogo válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto ocorrerá no Maracanã às 19 horas no horário de Brasília.
A partida marcará o reencontro de diversos ex-jogadores cruzeirenses, agora no Fluminense, com o clube de Minas. Um exemplo disso é o do goleiro tricolor e ídolo do Cruzeiro Fábio, que enfrentará a Raposa pela primeira vez na sua carreira. Além disso, Manoel e Fred também já jogaram pelo Cabuloso.
Como o Fluminense vem para o confronto?
O Fluminense vive em um momento de instabilidade no Campeonato Brasileiro. Por mais que venha de uma vitória importante contra o Avaí no Maracanã, o clube conseguiu apenas 2 vitórias nos últimos 6 jogos. Dentro desse mesmo intervalo, o Flu perdeu 3 partidas, inclusive contra equipes mais fracas no papel, como o Atlético GO e Juventude. Sabendo disso, a partida contra o atual líder da Série B, que passa por um grande momento, deve ser mais desafiador do que o esperado.
Para superar essa possível adversidade, Fernando Diniz deve levar a campo a mesma equipe que triunfou contra o Avaí na última rodada do Brasileirão. A grande dúvida que fica é quem ocupará a lateral esquerda titular, sabendo que Diniz já começou com Cris Silva, Pineida e Caio Paulista. No último jogo, o ponta improvisado na lateral iniciou, sabendo que o lateral ex-Sheriff havia sentido dores no joelho direito, então essa deve ser a tendência para a partida contra o Cruzeiro.
Sabendo disso, a provável escalação do Fluminense contra o Cruzeiro deve ser a seguinte:
Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato e Ganso; Luiz Henrique, Arias e Cano.
Como o Cruzeiro vem para o confronto?
O Cruzeiro vive grande momento, com a liderança da Série B em uma campanha histórica de 10 vitórias em 13 jogos. A filosofia e modelo de jogo proposto pelo treinador argentino Paulo Pezzolano vem dado muito certo e a torcida abraçou as ideias do técnico e da nova SAF do clube. Mesmo assim, o confronto contra o Fluminense promete ser um dos mais complicados do seu ano, principalmente se tratando de um clube que se encontra na atual 6ª colocação da Série A e possui um elenco mais qualificado.
Para piorar a situação, Pezzolano contará com inúmeros desfalques para a partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Jajá continua fora após sofrer uma lesão no joelho direito em partida contra o Vasco. Além de Jajá, Léo Pais segue fora, por estar se recuperando de um edema muscular. Por fim, Neto Moura não poderá jogar contra o Flu, por já ter disputado a Copa do Brasil pelo Mirassol. Porém, o treinador cruzeirense deve contar com o retorno do atacante Luvannor, após ser desfalque por desgaste físico.
Sabendo disso, a provável escalação do Cruzeiro para o duelo contra o Fluminense deve ser a seguinte:
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Willian Oliveira, Adriano, Fernando Canesin, Geovane Jesus e Matheus Bidu; Rafa Silva (Daniel Jr.) e Edu.
Retrospecto do confronto:
Fluminense e Cruzeiro já se enfrentaram 71 vezes nas suas histórias, e a pequena vantagem fica com o tricolor. A equipe carioca conta com 27 vitórias, 20 empates e 24 derrotas no histórico do confronto. Porém, um retrospecto interessante fica a favor da equipe mineira. Em 2019, os dois clubes se enfrentaram também pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e após um segundo jogo emocionante no Mineirão, o Cruzeiro venceu o Fluminense após uma disputa de pênaltis.
Onde Assistir?
A partida será transmitida pelo SporTV e pelo Premiere, às 19 horas do horário de Brasília. A partida de volta ocorrerá no dia 12 de julho, as 21 horas.