Entre os dias 8 e 30 de julho, dez seleções sul-americanas protagonizam o maior torneio continental da modalidade feminina, a Copa América. Almejada por muitos, essa copa tem como maior campeã a equipe brasileira: sete títulos. A grandeza é perceptível, já que, das oito edições, deixou o título escapar para a adversária de amanhã, Argentina, apenas em 2006. Mesmo com estilos de jogo e escalações diferentes, 2022 ainda tem o Brasil como favorito.
A última edição havia sido disputada em 2018, onde as selecionadas para comandar o Brasil no torneiro superaram a Colômbia, diante de um placar de 3 a 0. Entretanto, o ciclo de quatro anos passou, o momento de renovação do corpo técnico e profissionalizante aconteceu e o Brasil alterou sua maneira de dispor o jogo, além da renovação do elenco com atletas jovens que se enquadram no desenho tático da técnica sueca Pia.
Os jogos de abertura da competição serão disputados nesta sexta (8). Às 18h, a Bolívia recebe o Equador, no estádio Pascual Guerrero. Mais tarde, às 21h, no mesmo palco de jogo, duelam Colômbia e Paraguai. Essas partidas são válidas pela 1ª rodada do grupo A — o grupo do Brasil é o B.
Prováveis escalações
Brasil
A derrota para a Suécia, no último amistoso antes de enfrentar a Argentina, mostrou fragilidades pontuais. A presença do VAR, o árbitro de vídeo, está garantida apenas na final, no dia 30 de julho. Até lá, o comando do apito será realizado sem nenhuma ajuda da tecnologia de vídeo. Porém, pensando no “jogo jogado’, o Brasil deve encarar a Argentina com a seguinte escalação:
- Lorena, Fê Palermo, Rafaelle, Tainara e Tamires; Angelina, Geyse, Adriana e Ary Borges; Kerolin e Debinha
Argentina
La Albiceleste, como é reconhecida na Argentina, a seleção comandada por Germán Portanova deve ir à campo com:
- L. Oliveros, J. Cruz, A. Barroso, A. Cometti e E. Stábile; Núñez, Bravo, D. Falfán, F. Bonsegundo, E. Banini; M. Larroquett
Onde assistir
A partida será disputada no Estádio Centenário Armênia, na Colômbia, neste sábado (9), às 21h (Brasília). Dessa forma, contará com a transmissão dos canais SBT e SporTV.