Holanda e Argentina se enfrentaram por uma vaga na semifinal da Copa do Mundo. Quando a partida parecia estar decidida, os holandeses conseguiram o empate e levaram o jogo à prorrogação e às penalidades.
Primeiro tempo
A Argentina começou em cima, pressionando chegar na área holandesa. No entanto, não teve sucesso e a partir dos 20 minutos a Holanda entrou no jogo e se impôs mais.
O jogo ficou bem equilibrado, com a Argentina controlando mais a posse, porém, não conseguindo chutar ao gol. Até os 35 minutos, quando Messi conseguiu um belo passe e quebrou por completo a linha de marcação holandesa, deixando Molina livre para abrir o placar.
A Seleção Holandesa sentiu o baque e a Argentina chegou mais vezes, só que sem sucesso nas tentaivas de ampliar. As melhores chances dos holandeses, por sua vez, foram em bolas paradas levantadas na área. Porém, também não tiveram sucesso e apesar dos cinco minutos de acréscimo o placar seguiu no 1-0 para os argentinos.
Segundo tempo
A etapa complementar começou de maneira similar à primeira: com a Argentina tendo uma postura ofensiva e mais ligada no jogo, buscando ampliar a vantagem na placar.
A primeira grande chance da segunda etapa veio aos 16 minutos com uma cobrança de falta perigosa de Messi. A bola, por pouco, foi para fora, mas deu um susto em Noppert e animou a torcida argentina.
Pouco depois, Acuña tentou virar na área e acabou derrubado dentro da área. O camisa 10 da Argentina, mais uma vez, assumiu a responsabilidade e bateu com estilo para ampliar a vantagem.
Aos 37 minutos, Berghuis cobrou falta e “colocou” na cabeça de Weghorst, que marcou para deixar o placar em 2-1 com o jogo já nos minutos finais. O gol deixou a Holanda animada, que foi para cima em busca do empate.
Nos minutos finais e na prorrogação do tempo regulamentar, o clima ficou mais tenso com faltas duras da Argentina tentando impedir as chegadas holandesas. Aos 47, a Holanda teve uma falta perigosa na entrada da área, mas Berghuis cobrou direto na barreira.
No último minuto de jogo, mais uma falta perigosa para a Holanda. A bola do jogo. Jogada ensaiada holandesa que para nos pés de Weghorst, que marca seu segundo do dia e empata o jogo para os holandeses.
Prorrogação
Com os ânimos exaltados e com o nervosismo evidente dos dois lados, o tempo extra foi mais equilibrado, com poucas chances reais para os dois lados. As melhores chances que vieram, dos dois lados, nos primeiros 15 minutos foram em cobranças de falta na área. Contudo, sem sucesso de alterar o placar, que permaneceu em 2-2.
A tônica do segundo tempo da prorrogação foi bastante precido com o da metade anterior. Os times foram cautelosos, tendo suas melhores chances em jogadas de bola parada.
Nos cinco minutos finais, a Argentina pressionou em busca da vitória, tendo boas chances em sequência com Lautaro Martinez e Enzo Fernandez. E a Holanda tentou responder nos contra-ataques. No entanto, nenhum dos lados conseguiu tirar o empate do placar. Sendo assim, a decisão da vaga para a semifinal foi definida nos pênaltis.
Penalidades
A Holanda começou cobrando com Van Dijk parando em Emi Martinez. Na sequência, Messi bateu e converteu. Berghuis também parou em Martinez enquanto Paredes marcou deixando o placar em 2-0 para a Argentina nas penalidades.
Koopmeiners acertou a terceira cobrança holandesa e deixou os europeus vivos, mas ainda pressionados depois que Montiel também converteu. Na quarta cobrança, Weghorst marcou e o garoto Enzo Fernandez perdeu, dando sobrevida, mais uma vez, à Holanda.
Para a cobrança decisiva dos holandeses: Luuk De Jong foi frio e marcou, deixando a responsabilidade para Lautaro Martinez, que converteu e garantiu a classificação da Argentina para as semifinais.
Próximo compromisso
Nas semifinais, a Argentina enfrentará a Croácia na terça-feira (13), às 16h (horário de Brasília) no Estádio Lusail. O vencedor do confronto garante a vaga na grande decisão.