Nessa terça-feira (7), o Cruzeiro venceu o Alianza Petrolera, sem dificuldades, no Estadio Armando Maestre Pavajeau, na Colômbia. Com a vitória, a equipe do Cruzeiro alcançou a segunda colocação no grupo B da Copa Sul-Americana e pode sonhar com a classificação direta para as oitavas de final, já que está apenas um ponto atrás do Universidad de Quito, líder. O Alianza, por sua vez, não pode mais alcançar a liderança e precisa de um milagre para alcançar a zona de classificação.
Primeiro Tempo
Desde o início da primeira etapa, apesar do equilíbrio na posse de bola e no número de finalizações, a equipe do Cruzeiro controlou as criações ofensivas e chegou com mais perigo. Logo no início da partida, Zé Ivaldo teve uma chance clara de gol, após cruzamento de Barreal, mas o zagueiro finalizou para fora. Pouco tempo depois, o Alianza chegou com perigo, mas Anderson fez uma ótima defesa, naquela que foi a melhor oportunidade da equipe colombiana na partida.
Já no final da etapa, após a defesa do Alianza afastar a bola da área, Barreal dominou e lançou Matheus Pereira na ponta esquerda, que cruzou rasteiro, cortando toda a defesa e chegando até Lucas Silva na segunda trave, que finalizou forte para balançar as redes e abrir o placar para o Cruzeiro, no 41° minuto do primeiro tempo.
Nos acréscimos, o atacante Batalla ficou frustrado com uma não marcação de falta por parte do árbitro e descontou no meia Barreal, do Cruzeiro, dando uma cabeçada no argentino. O árbitro puniu o atacante com um cartão amarelo e, após revisão do VAR para possível cartão vermelho, a decisão de campo foi mantida. Com isso, o primeiro tempo terminou com vitória parcial do Cruzeiro por 1 x 0.
Segundo Tempo
A segunda etapa manteve o mesmo padrão da anterior, já que o Alianza Petrolera seguiu atacando com o mesmo volume que a equipe do Cruzeiro, mas com menor qualidade e eficiência que os vistantes. Logo no início da etapa, aos 4 minutos, Rafa Silva roubou a bola na entrada da área, conduziu para o meio e, após ser desarmado, a bola sobrou nos pés de Arthur Gomes, que finalizou livre para marcar o segundo gol do Cruzeiro e abrir 2 x 0 no placar.
A partida ficou mais equilibrada após o gol, já que o Cabuloso reduziu o ritmo e adotou uma postura mais defensiva. Aos 33 minutos, os visitantes chegaram com perigo e Lucas Silva acertou a trave, quase marcando seu segundo gol no confronto. Já nos minutos finais, o atacante Rafael Elias arriscou de fora da área e, após desvio da defesa, acertou o canto alto do goleiro Grazziani para marcar o terceiro gol do Cruzeiro e garantir a vitória.
Em uma partida relativamente tranquila e sem muitos riscos, a equipe do Cruzeiro venceu por 3 x 0 e conquistou sua primeira vitória na Copa Sul-Americana de 2024, assumindo a segunda colocação do grupo, enquanto o Alianza se afundou na lanterna e tem chances mínimas de classificação para o mata-mata ou repescagem da competição.
Destaques da partida
Lucas Silva, capitão do Cruzeiro, foi o destaque da partida. O meia foi decisivo na partida, com excelente desempenho no meio-campo, controlando as ações da partida, acertando um passe decisivo a marcando o primeiro gol da partida.
Próximos compromissos de Cruzeiro e Alianza
O Cruzeiro volta a campo no domingo (12), às 16h (horário de Brasília), para enfrentar o Atlético Goianiense no Estádio Antonio Accioly, pelo Brasileirão Série A. Já a equipe do Alianza, enfrenta o Universidad Católica de Quito, pela quinta rodada da Copa Sul-Americana, na quinta-feira (16), às 23h00 (horário de Brasília).