O Barcelona chegou a um acordo com Xavi Hernandez para a permanência do treinador e ídolo catalão até o fim do seu contrato em 2025. Segundo os portais espanhóis, o presidente do clube Joan Laporta irá conceder coletiva na quinta-feira (25) para esclarecer todas as situações e informações que foram divulgadas em decorrência de toda a situação envolvendo Xavi e sua continuidade no clube.
Em um dia bastante movimentado em Barcelona, o treinador decidiu pela continuidade no clube após uma reunião com o presidente do clube em sua casa após conversas no CT do clube que envolveram o diretor esportivo Deco e o irmão do treinador Oscar Hernandez.
O treinador havia demonstrado publicamente seu desejo por deixar o clube no início do ano, porém, os recentes resultados do clube, fizeram com que o presidente Joan Laporta começasse a pressionar pela continuidade do treinador no comando do clube, mesmo com a eliminação na Champions League, o desejo sempre seguiu pela continuidade de trabalho.
Mesmo com o aval do presidente, algumas forças dentro do clube pensavam que a continuidade do técnico não era o melhor caminho a se seguir, o que fez com que a direção ficasse dividida sobre qual decisão tomar nesse caso. Com essas situações chegaram muitas vezes a pensar que ele realmente deixaria o clube, porém a última reunião acabou por decidir.
A principal questão para que o treinador ficasse foi o planejamento esportivo, nessa temporada o próprio deu indícios de que seus desejos de atletas não foram atendidos, o que manteve inclusive o time instável em muitos momentos, principalmente após a lesão de Gavi, que deixou o time sem muitas opções no meio de campo.
Na reunião com Deco toda essa situação ficou em pauta, e como o time tem dificuldades financeiras, o luso-brasileiro não pode assegurar que os investimentos seriam feitos, mas o clube já pensa em vendas para reequilibrar suas contas e trazer as peças que Xavi precisa.
A reunião na casa do presidente foi de fato a essencial para manter o treinador, toda a cúpula da diretoria esteve presente para conversar com o ex-jogador do clube e chegar ao acordo com o treinador de cumprir seu contrato até junho de 2025. O clube abriu outras opções como Hansi Flick (ex Bayern de Munique) e Rafa Marquéz que treina o Barcelona Athletic, mas nenhum dos nomes agradou totalmente a cúpula diretiva.
O treinador de 44 anos comandou o time até aqui em 136 partidas, tendo 85 vitórias, 23 empates e 28 derrotas desde sua chegada em 2021. O comandante do Barcelona conquistou os títulos de La Liga e da Supercopa da Espanha na temporada de 22/23.