Nesta sexta-feira (23), o treinador da Seleção Brasileira Dorival Júnior fez a convocação para os jogos contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. O treinador surpreendeu ao anunciar vários nomes inesperados e novidades como Luiz Henrique e Estêvão.
As partidas serão contra o Equador no dia 6 de setembro, no Couto Pereira, em Curitiba e no dia 10, contra o Paraguai, em Assunção. Os jogos são válidos pela sétima e oitava rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo.
A lista conta com seis jogadores que atuam no futebol brasileiro, dois do Flamengo, Gerson e Pedro, Guilherme Arana do Atlético-MG, Luiz Henrique do Botafogo, André do Fluminense e Estêvão do Palmeiras.
-
Confira a lista:
Goleiros
Alisson (Liverpool)
Ederson (Man. City)
Bento (Al-Nassr)
Laterais
Danilo (Juventus)
Yan Couto (Borussia Dortmund)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Wendell (Porto)
Zagueiros
Éder Militão (Real Madrid)
Beraldo (PSG)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)
Meio-campistas
André (Fluminense)
João Gomes (Wolves)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Gerson (Flamengo)
Lucas Paquetá (West Ham)
Rodrygo (Real Madrid)
Atacantes
Estêvão (Palmeiras)
Luiz Henrique (Botafogo)
Endrick (Real Madrid)
Pedro (Flamengo)
Savinho (Man City)
Vini Jr (Real Madrid)
Dentre os atletas convocados, nove que participaram da campanha na Copa América ficaram fora da lista de convocados para os jogos em setembro, são eles: o goleiro do São Paulo, Rafael, o zagueiro Bremer, da Juventus, os meias Andreas Pereira, que atua no Fulham, Douglas Luiz, da Juventus, Ederson, da Atalanta, e os atacantes Pepê, do Porto, Evanilson, do Bournemouth, além de Raphinha, do Barcelona e Gabriel Martinelli do Arsenal.
Raphinha está suspenso para a próxima rodada das eliminatórias, assim como Gabriel Jesus e o meia Joelinton, que também não foram chamados por este motivo.
Como ficam as equipes brasileiras com a convocação da seleção brasileira
Apesar dos campeonatos serem paralisados durante a Data FIFA, a segunda partida é no dia 10, e as equipes classificadas para as quartas de final da Copa do Brasil entram em campo nos dias 11 e 12, o que não permite que os jogadores convocados descansem tempo o suficiente para entrar em campo, sendo assim as equipes com jogadores selecionáveis podem não ter seus jogadores em campo.
Não só os jogadores da seleção brasileira ficam de fora, como também os de outras seleções sul-americanas que convocam jogadores que atuam no Brasil.