O Milan anunciou nesta segunda-feira (12), a contratação do lateral direito do Tottenham, Emerson Royal. O brasileiro já passou nos exames médicos e já integra o elenco da equipe Rossonera. Segundo a imprensa italiana, o Milan deve pagar cerca de 15 milhões de euros (R$ 90,3 milhões) ao clube inglês pelo jogador que assinou até julho de 2028.
O lateral-direito vai vestir a camisa de número 22, o mesmo número utilizado por Kaká no clube italiano. Emerson estava incomodado com o pouco aproveitamento no clube inglês após as chegadas de Pedro Porro e Micky van de Ven, e da preferência do técnico Ange Postecoglou por Ben Davies. Emerson já tinha conhecimento do interesse do Milan em contar com ele para a temporada 24/25 como deixou claro em entrevista recente.
Confira trechos da entrevista concedida pelo jogador em Julho ao GE:
“Eu sempre deixei claro. Todo jogador gosta de jogar. Sou muito competitivo. Me incomoda muito ficar no banco. Fiquei chateado e falei isso para o treinador. Mas eu sempre fui muito profissional. Sempre fui um dos que mais colocavam intensidade nos treinos, mas essa situação para mim não dá, por isso não sei qual vai ser meu futuro. Não sou jogador de ficar no banco. Eu quero jogar.”
“Estamos conversando. Quero jogar na seleção brasileira, disputar uma Copa do Mundo. É um momento muito especial. Saber que times dessa grandeza me querem. Foi especial quando o Barcelona veio atrás de mim, realizei um sonho. O Milan é referência para nós, brasileiros. Mas ainda não sei do futuro. Espero que eu possa voltar a jogar e ir para a Seleção.”
Emerson Royal é a terceira contratação do Milan para a temporada 24/25, as outras duas foram o zagueiro Pavlovic, ex-RB Salzburg, e o atacante Morata, que defendia o Atlético de Madrid, além deles, o clube italiano exerceu recentemente a obrigação de compra do lateral Álex Jiménez, do Real Madrid.
A negociação renderá valores percentuais para Atlético-MG e Ponte Preta, que devem receber um percentual do valor da transferência, por causa do mecanismo de solidariedade da Fifa. O Galo tem direito a 0,37% do valor total da negociação, ou seja, R$ 335 mil.
Trajetória de Emerson Royal até o Milan
O lateral de 25 anos deixa o Tottenham, onde jogou nas últimas três temporadas, com 101 partidas, quatro gols marcados e duas assistências, no entanto não conquistou nenhum título. Na temporada passada disputou 24 jogos, sendo 15 como titular e 11 como reserva.
Emerson Royal iniciou sua carreira na base do Ponte Preta, onde estreou profissionalmente em 2017 e depois de 25 jogos, foi para o Atlético-MG, onde disputou 23 partidas antes de ser contratado junto ao Real Betis, da Espanha, onde atuou por 79 jogos.
Após três temporadas jogando no Betis o brasileiro teve uma breve passagem pelo Barcelona em 2021, atuando em apenas três jogos, e ainda em 2021 assinou com o Tottenham.
Em novembro de 2019 Emerson Royal se destacou atuando pelo Betis, foi convocado e estreou pela Seleção Brasileira e já soma dez jogos. Emerson Royal esteve no elenco que foi derrotado para a Argentina na final da Copa América de 2021.