Flamengo é surpreendido nos minutos iniciais, mas consegue empate com Cuiabá

Após abrir o placar aos seis minutos, Cuiabá testou a paciência do Flamengo que foi recompensado pela insistência

O Flamengo recebeu o Cuiabá no Maracanã no último sábado. Apesar do amplo favoritismo Rubro-Negro, a equipe da casa foi surpreendida por um gol nos minutos iniciais que mudou completamente o cenário dos mais de 80 minutos restantes de jogo. Mas, o artilheiro do ano apareceu mais uma vez e levou os pontos a serem divididos ao apito final.

Primeiro tempo

Em grande jogada individual e com alguma sorte, Derick Lacerda abriu o placar no Maracanã e mudou a história do jogo. Foto – Reprodução/Placar

O Flamengo não fez um bom primeiro tempo, embora tenha criado três boas chances em sequência nos minutos iniciais do confronto. No entanto, logo foram surpreendidos pelo Cuiabá, que abriu o placar após jogada individual de Derick Lacerda. O camisa 22 do Dourado não foi contestado, avançou e finalizou da entrada da área. O chute ainda contou com um desvio na defesa Rubro-Negra, que tirou completamente o goleiro Rossi da jogada, antes de morrer no fundo das redes e abrir o placar no Maracanã.

O gol foi um golpe duro para o Flamengo que tinha a posse de bola, porém, não conseguia trabalhá-la com objetividade. Além dos problemas na construção de jogadas, as decisões do árbitro Rodrigo Jose Pereira de Lima começaram a irritar time e torcida e o time carioca ainda perdeu Bruno Henrique, que sentiu o tornozelo e precisou ser substituído na marca dos 39 minutos.

No geral, o primeiro tempo foi bastante picotado no Maracanã, com a bola rolando pouco. Depois de abrir o placar, o Cuiabá deixou sua estratégia completamente evidente: se fechar buscando o contra-ataque e gastar o máximo de tempo possível com cera, e teve sucesso no seu plano. Após apenas quatro minutos de acréscimo, o árbitro indicou o fim do primeiro tempo com a vitória parcial dos visitantes no placar.

Segundo tempo

Image
Artilheiro do Brasileirão, Pedro subiu mais alto que todo mundo para marcar o gol do Flamengo na partida. Foto – Gilvan de Souza / CRF

Tite optou por alterar o esquema da equipe no intervalo, desfazendo a dupla de volantes e com a maior participação dos Garotos do Ninho Lorran, que substituiu Bruno Henrique, e Werton, que entrou para o início do segundo tempo no lugar de Allan.

O Flamengo ganhou mais ímpeto ofensivo e, com a posse, arriscou de todas as formas possíveis. Ainda assim, o Rubro-Negro deixou a desejar na objetividade enquanto a estratégia do Cuiabá permanecia e, por consequência, a história do jogo também. O árbitro não deixava a partida ganhar ritmo, marcando faltas de pouca intensidade e parando o jogo a todo momento para que atendimentos fossem feitos aos jogadores do Dourado, que caíam para desacelerar o ritmo dos donos da casa.

Porém, aos 14 minutos, Pedro conseguiu o empate, após receber cruzamento na medida de Ayrton Lucas. Com tudo igual no placar, o Fla partiu para a tentativa da virada, mas seguiu atrapalhado pela falta de inspiração e pela fraca arbitragem no Maracanã. Foram oito minutos de acréscimo após os 45 minutos da etapa complementar com os donos da casa controlando o jogo, só que não tendo sucesso em traduzir isso no placar.

Com isso, o jogo terminou com o empate em 1 a 1 no placar e as equipes dividiram os pontos no Maracanã. Resultado longe do ideal para ambos os lados: o Flamengo permaneceu na liderança, porém, pode ver adversários encostarem; já o Cuiabá segue perto da zona de rebaixamento, podendo até mesmo terminar a rodada na zona a depender de outros resultados.

Destaque de Flamengo x Cuiabá

Foto – Gil Gomes/AGIF

O experiente goleiro e capitão do Dourado na partida, Walter, foi o grande nome do jogo no Maracanã. Fazendo cera desde o momento em que o Cuiabá abriu o placar, o goleiro, em última instância, ajudou a ditar o ritmo do jogo e teve muito sucesso nisso. Além disso, Walter fez impressionantes nove defesas, que evitaram ao menos um gol do Flamengo no jogo e foram essenciais para que o time do centro-oeste voltasse para casa com um ponto conquistado no Maracanã.

Próximos compromissos

O Flamengo retorna ao Maracanã na quinta-feira (11) para enfrentar o Fortaleza às 20h (horário de Brasília) em confronto válido pela 16ª rodada do Brasileirão. Com a vitória sobre o Brasil nos pênaltis, o Uruguai segue sua campanha na Copa América e, por isso, o Mengão seguirá alguns de seus principais jogadores para o difícil duelo contra Laion.

Já o Cuiabá não retorna a campo até o sábado (13) para enfrentar o Bahia na Arena Fonte Nova às 16h (horário de Brasília) pela 17ª rodada do Brasileirão. O duelo da 16ª rodada do Dourado contra o Juventude foi adiado por conta da disputa dos jogos restantes das oitavas de final da Copa do Brasil.

você pode gostar também