-
Palmeiras e Bahia se enfrentaram no começo da noite desse Domingo (7), no Allianz Parque em duelo válido pela 14ª rodada do Brasileirão 2024.
Em mais uma ótima partida da jóia Estevão e contando com gols perdidos do Bahia, o Verdão, vice-líder chega aos 31 pontos e diminui a vantagem do lider Flamengo para apenas 1 ponto. Já o tricolor de aço, estaciona nos 27 pontos e fica na 5ª posição.
Primeiro tempo
O Palmeiras começou o jogo com tudo, com menos de 5 minutos já tinha levado perigo três vezes ao gol do Bahia com Estevão, Rony e Gustavo Goméz, porém nas três oportunidades o bandeirinha flagrou impedimento do ataque alviverde. Os primeiros minutos de jogo foi de domínio de bola do Verdão, tendo muita posse mas sem chances de gol. O Tricolor de aço chegou a primeira vez apenas aos 12 minutos em uma cabeçada sem perigo do Everaldo. Aos 15 minutos o Bahia volta a levar perigo, em contra-ataque puxado por Cauly, ele cruza para Thaciano que cabeceou mal. No ataque seguinte o Palmeiras teve grande chance com Flaco Lopéz, que recebeu cruzamento perfeito de Rony e também de cabeça tirou do goleiro Marcos Felipe mas a bola passou raspando a trave do goleiro tricolor. Aos 18 minutos novamente Lopéz recebe a bola gira muito bem pra cima de dois zagueiros do Bahia e ia saindo na cara do gol, Kanu foi obrigado a fazer a falta para parar a jogada e com ela tomou o primeiro amarelo do jogo. Na cobrança de falta Gabriel Menino bateu direto para o gol mas sem perigo. Com 23 minutos após escanteio batido, a bola sobra pro Aníbal que cortou o zagueiro e bateu forte e exigiu que Marcos Felipe fizesse a primeira ótima defesa do jogo. O jogo deu uma esfriada até os 34 minutos quando Jean Lucas após ótimo passe de Thaciano, saiu de cara a cara, sozinho com o Weverton e completamente sozinho dentro da área bateu pra fora. O Palmeiras chegou a abrir o placar aos 40 minutos, após jogada individual de Estevão ele deixou a bola pra Raphael Veiga, que chutou pro gol mascado, Rony se antecipou a zaga e chutou para o fundo da rede mas o bandeira marcou impedimento e o VAR confirmou a posição irregular do atacante do Palmeiras. Aos 45, Jean Lucas, novamente, leva perigo ao gol do Weverton, dessa vez em chute de longe a bola passou muito próximo a trave e saiu para tiro de meta. Aos 47, mo último lance da primeira etapa, Estevão recebe bola de Aníbal Moreno em contra-ataque, a jóia percorre o campo todo, tira Jean Lucas com um lindo corte e chuta no angulo do goleiro Marcos Felipe e abre o placar para o Palmeiras. Após a confirmação do gol o juiz encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
A segunda etapa começou movimentada, com algumas faltas mas sem nenhuma chance de gol. O Palmeiras sempre procurando o Estevão para a criação das jogadas e bolas alçadas na área. Já o Bahia que pouco conseguiu ficar com a posse no início da segunda etapa, procurava bolas mais longas e transições rápidas para chegar ao ataque. Com 13 minutos, em uma ótima transição, Everton Ribeiro encontra Jean Lucas, que novamente sai cara a cara com Weverton, que dessa vez saiu bem no pé do meio campista do tricolor e fez ótima defesa para o alviverde. Aos 15 minutos, Rony recupera a bola no meio campo, abre para Flaco Lopéz que acha Estevão aberto, de primeira ele toca para o Rony dentro da área e o atacante bate forte na saída de Marcos Felipe e amplia o placar para o Palmeiras. Na comemoração Rony colocou uma máscara de porco, coisa que não pode pela regra, e recebeu o cartão amarelo. Depois do segundo gol o jogo esfriou um pouco, sem chances de gol, ou lances de perigo. Com mudanças dos dois times o jogo voltou a ficar movimentado, com faltas para os dois lados. Já aos 29 minutos, Piquerez erra na saída de bola, que fica com Gilberto que acha bem o Biel dentro da área que mais uma vez para no goleiro alviverde. Aos 33 minutos, novamente chega bem, dessa vez com Estupiñan que para novamente no Weverton, que faz jogo muito seguro. Já com 39 minutos, Palmeiras puxa contra ataque com Vanderlan que cruzou muito forte, Mayke aproveitou na outra ponta, tocou na entrada da área para o Raphael Veiga que bateu de perna direita e jogou longe do gol. O jogo ficou morno até o final, o juiz deu 4 minutos de acréscimo e encerrou o jogo com o placar de 2×0 para o Palmeiras.
Melhor da partida
Estevão com um gol e uma assistência foi eleita pela equipe do Na Beira do Campo como melhor em campo.
Próximos compromissos de Palmeiras e Bahia.
Agora, o Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira (11) as 19h30, novamente no Allianz Parque contra o Atlético Goianiense. Já o Bahia enfrenta o Athetico Paranaense, na Ligga Arena em Curitiba, quarta-feira (10) as 19h (horário de Brasília) pela 15ª rodada do campeonato Brasileiro.
Ficha técnica:
- Palmeiras x Bahia
- Competição: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024
- Estádio: Allianz Parque, São Paulo, São Paulo, Brasil
- Data: Domingo, 07 de julho de 2024
- Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro – RS
- Assistente 01: Lucio Beiersdorf Flor – RS
- Assistente 02: Michael Stalisnau – RS
- 4˚ árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes – GO
- Árbitro Var: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-FIFA) – RJ
Cartões amarelos: Kanu (BAH) 18’ do 1ºT. Rony (PAL) 17’ do 2ºT
Gols: Estevão (PAL) 47’ do 1ºT, Rony (PAL) 17’ do 2ºT.
Palmeiras: Weverton; Mayke (Caio Paulista), Vitor Reis, Gustavo Gomez, Piquerez; Aníbal Moreno, Gabriel Menino (Fabinho), Raphael Veiga; Estêvão (Marcos Rocha), Rony (Vanderlan) e Flaco López (Luighi).
Técnico: Abel Ferreira
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas (Yago Felipe), Everton Ribeiro (De Pena) e Cauly (Estupiñan); Everaldo (Biel) e Thaciano (Ademir).
Técnico: Rogério Ceni
Público: 40.198
Renda: R$ 3.247.000,00