Na última terça-feira (29), Portugal e Polônia garantiram vaga na Copa do Mundo de 2022 no Catar, ao vencerem seus jogos em casa. A seleção portuguesa derrotou a Macedônia do Norte, que eliminou a tetracampeã Itália na fase anterior. Já a Polônia, venceu a Suécia em uma partida sem grandes dificuldades.
Como previsto, Portugal venceu em casa, no Estádio do Dragão, e afastou qualquer possibilidade de zebra. A tensão dos portugueses era grande, os macedônios haviam acabado de eliminar a seleção italiana fora de casa, portanto, havia um receio grande, mas ao mesmo tempo, o entusiasmo tomou conta dos adeptos presentes, que empurraram Portugal para Copa do Mundo.
Toda expectativa estava voltada para ele, o maior jogador da história do país, Cristiano Ronaldo. O craque contribuiu diretamente para vitória da equipe, que venceu por 2 a 0. CR7 deu uma assistência para o primeiro gol de Bruno Fernandes, ainda no primeiro tempo. O segundo gol surgiu em um contra-ataque perfeito, após roubada de bola do zagueiro Pepe, que terminou em uma finalização de primeira, novamente de Bruno Fernandes.
Portugal chega para sua oitava participação em copas, tendo sua melhor campanha o terceiro lugar em 1966. Nas eliminatórias para a copa de 2022, terminou em segundo, em um grupo com Sérvia, que passou em primeiro e a Irlanda. A campanha portuguesa contou com 17 pontos, sendo 5 vitórias e 1 única derrota, para os sérvios, que terminaram em primeiro, sendo assim, Portugal teve que disputar a repescagem na qual venceu seus dois jogos em casa.
Já a seleção da Polônia, cumpriu seu dever de casa, batendo a Suécia no Estádio da Silésia, com gols da estrela do time Lewandowski, cobrando pênalti, e de Zielinski. Do outro lado, havia Zlatan Ibrahimović no banco de reservas, que entrou no final da partida, sem grandes efetividades.
A Polônia chega para sua segunda participação em copas seguidas, totalizando agora 8 participações. Após terminar as eliminatórias em segundo lugar, somando 20 pontos, sendo seis vitórias, dois empates e duas derrotas, em um grupo com a Inglaterra, a seleção polonesa foi para repescagem, e na primeira fase eliminatória, enfrentaria a Rússia, que foi suspensa da competição devido a guerra na Ucrânia. Sendo assim os poloneses avançaram direto para segunda fase, na qual derrotaram com tranquilidade os suecos.
Agora restam para Portugal e Polônia, aguardarem o sorteio dos grupos da Copa, que ocorre nesta sexta-feira (1), às 13:00, na cidade de Doha.
Leia também: Sport e Fortaleza duelam pela final da Copa do Nordeste